quinta-feira, 6 de maio de 2010

Geoturismo no Parque Estadual de Vila Velha


Foi aprovado no dia 29/04/2010,pelo IAP, o Projeto Geoturismo em Vila Velha que tem como objetivo a elaboração de um roteiro geoturístico a partir de trilhas já consagradas e em trilhas pouco conhecidas do parque.
O geoturismo é uma vertente inovadora do turismo da natureza (ecoturismo) Nascimento, Ruchkys & Mantesso-Neto (2007), que visa estimular o turismo sustentável em áreas naturais e sensibilizar o visitante para as questões ambientais e culturais por meio do reconhecimento, entendimento e aproximação direta com o Patrimônio Natural, sobretudo, o Geológico. O Geoturismo tem como algumas das suas características: a utilização das geoformas (feições geológicas e geomorfológicas) como atrativos turísticos palpáveis; uma busca pelo entendimento da necessidade de que se estabeleçam relações harmônicas entre o homem e a Terra, sua morada e fonte de seu sustento; valorização e proteção da Geodiversidade, e consequentemente da Biodiversidade, através de um conjunto de ações denominadas de “Geoconservação”.
Incluído na demarcação dos Sítios Geológicos e Paleontológicos do Paraná o Sítio Geológico de Vila Velha faz parte também do Projeto Geoturismo na Rota dos Tropeiros, iniciado em 2005 e que se encontra em andamento, organizado pela MINEROPAR propõe, fundamentalmente associar as geociências e o turismo. Com a associação entre várias instituições que podem contribuir com as pesquisas, como a UFPR, UEPG, ECOPARANÁ, PARANÁ TURISMO, SECRETARIA DA CULTURA, IAP, AMCG e prefeituras, a proposta é de realizar a difusão dos sítios geológicos e paleontológicos em 17 cidades que ficam na rota dos tropeiros, visando o desenvolvimento turístico da região e a conseqüente geração de cultura, emprego e renda (Piekarz & Liccardo, 2007). Além disso, o parque pode vir a abrigar um importante núcleo do “Geoparque dos Campos Gerais”, para o qual a UEPG(Universidade Estadual de Ponta Grossa) em parceria com a MINEROPAR (Minerais do Paraná S/A) vem realizando esforços no sentido de que a região possa estar apta a receber o selo de geoparque da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura). Sendo assim, o “Geoturismo em Vila Velha’’ poderá iniciar a abertura de uma nova fase do turismo em Vila Velha, resgatando sua verdadeira razão de ser, presente em seus monumentos geológicos e aproximando os visitantes dos conhecimentos das ciências da terra. Finalizado o trabalho deve resultar num Guia de Geoturismo em Vila Velha, formato guia de sobrevivência que pode ser levado durante a visitação ao roteiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário