quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Livro: "PATRIMÔNIO NATURAL DOS CAMPOS GERAIS" disponível para download

A obra é constituída por vinte e três capítulos com temas que integram uma visão holística da região: rochas, relevo, hidrografia, clima, solos, vegetação, fauna, arqueologia, uso da terra, história de ocupação, sistemas produtivos atuais, alternativas energéticas, unidades de conservação, empreendimentos sustentáveis e perspectivas regionais.

O livro foi organizado pelos professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mário Sérgio de Mello, Rosemeri Segecin Moro e Gilson Burigo Guimarães e reuni cerca de 35 autores.

Segundo os editores, os Campos Gerais, ao mesmo tempo em que apresentam rico patrimônio natural a ser preservado e aproveitado em atividades como turismo e lazer ecológico, pesquisa cientifica e educação ambiental, são palco de intensa atividade econômica, o que coloca em risco a preservação desse patrimônio.

O livro é resultado de projetos de pesquisa desenvolvidos pela UEPG entre os anos 2000 e 2006 e complementados com os resultados dos estudos de pesquisadores de outras instituições do Paraná.

Os estudos foram realizados com o objetivo de aprofundar o conhecimento do patrimônio natural dos Campos Gerais, de forma a orientar para a sua conservação e uso sustentável, subsidiando um projeto mais abrangente de integrar a gestão do patrimônio natural e cultural da região.

Além do patrimônio cultural (tipos de unidades de rochas, jazigos, fossilíferos, relevos de exceção, hidrografia, flora e fauna), também foram levantados dados sobre os sítios arqueológicos, ainda pouco estudados na região, e freqüentemente associados a abrigos naturais.

O livro foi disponibilizado para download, oficialmente no seguinte link:

http://ri.uepg.br:8080/riuepg/handle/123456789/233/browse?type=dateissued

cada capitulo deve ser baixado separadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário